19.2.09

LIVE PA??? PA = PRINCE ALBERT*???

Até uns 4 ou 5 anos atrás ia muito em festa rave, todo domingo, era uma delícia, eu passava mal vendo os artistas fazendo coisas mirabolantes (sim, eu ia de manhã e voltava quando parava o som e eu adorava pois a solução para o que fazer em um domingo, tinha finalmente aparecido). Me lembro que eu tinha vontade de tentar entender como toda aquela parafernália sonora funcionava, era tanto botão, computador, os caras nao tiravam os olhos dos equipamentos, meu, era impressionante. Essa vontade dura até hoje, enfim, é outro assunto.
Bom, copiei essa matéria do Balada Planet, site referência para quem curte música eletrônica e fiquei chocado.... Criaram um blog www.deadact.com onde os caras filmam e analisam se o dj está realmente fazendo um live PA ou se o cara tá teclando no msn enquanto a festa róla... Me lembro que eu pirava no som do GMS, quanta coisa, quanto barulhinho diferente, o som deles nao entrava no ouvido, mas sim na alma, confesso que rolou até um Revival de festas que eu fui e eles estavam presentes, putz, era tudo tao diferente... Há pouco descubro que os caras nao fazem o tal do LIVE P.A. rsrsrs (passado!)
Bom como as festas já não são mais o que eram, provavelmente eles tbm se cansaram e tocaram o foda-se pro tal do Live, o que é péssimo, cadê o respeito com quem vai? Procon!!!

P.S Parei de ir nas festas por alguns motivos:
1) ODEIO, DETESTO, NÃO CURTO O MAINSTREAM.
2) O público mudou e MUITO. MAINSTREAM
3) Mesmice de artistas, MAINSTREAM
4) Mainstream
5) Não tem jeito, acabou a magia... MAINSTREAM

Abaixo a definição de mainstream


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mainstream (em português corrente principal) é o pensamento corrente da maioria da população. Este termo é muito utilizado relacionado às artes em geral (música, literatura, etc). Geralmente usado para definir: [1][2]

algo que é comum ou usual;
algo que é familiar às massas;
algo que está disponível ao público geral;
algo a que tem laços comerciais;
O Mainstream inclui tudo que diz respeito a cultura popular, e é disseminado principalmente pelos meios de comunicação em massa. Muitas vezes é também usado como termo perjorativo para algo que "está na moda", "modinha", clichê etc.



- Live ou Dead Act? -

Blog utiliza vídeos na internet para provar "enganação"
Matéria

Atenção público e principalmente produtores de música eletrônica! O blog DeadAct surgiu como novo “fiscal” da cena, desmascarando alguns artistas que a princípio foram contratados para tocar ao vivo, quando na verdade estão apenas apertando o play.

Utilizando vídeos encontrados na internet, o DeadAct explica o que determinado artista está ou não fazendo durante sua performance no palco. Analisando se o produtor está realmente interferindo na música ao vivo, fato que caracteriza o verdadeiro Live PA.

Pesquisando por definições para a sigla “Live PA”, encontramos diferentes opiniões. Pode ser: "Public Appearance", “Power Amplification”, ou até mesmo servir como referência ao sistema sonoro (caixas de som) utilizado no evento.

Em resumo, existem mesmo várias interpretações para este jargão da música eletrônica, que muitas vezes aparece como Live Act. sugerindo uma “atuação ao vivo”. Por sinal, o blog DeadAct está encontrando excelentes atores, que infelizmente estão se preocupando mais em fazer caras e bocas para a plateia, do que tocar ao vivo.

Para se ter uma ideia, um dos últimos flagrantes do blog foi com os mestres do psytrance full on, a dupla G.M.S. (Growling Mad Scientists), onde eles aparecem utilizando o software Tracktor Pro para tocar, sendo que na prática este programa é referência para DJs adeptos da discotecagem virtual.

Porém, o software mais comentado pelo blog e utilizado por quase 100% dos produtores durante o live é o revolucionário Ableton Live. Ferramenta que pode ser utilizada para compor músicas, mixar sets, ou apenas executar uma seleção pré-mixada de músicas. Neste último caso, basta apertar o play.

Através da tela do Ableton é possível perceber se a sequência tocada pelo artista foi previamente mixada, ou se o produtor está trabalhando com os elementos da música soltos, livres para serem alterados, distorcidos, substituídos ou modificados de acordo com a criatividade do artista no momento de sua performance.

A lista de grandes nomes da cena flagrados é extensa, entre eles está a famosa foto do Justice tocando com os cabos desconectados. Alguns artistas fizeram questão de responder as críticas e exercer seu direito de resposta no próprio blog, como no caso do sulafricano Protoculture e do brasileiro Red Sun, que escreveram suas justificativas.

Por incrível que pareça, o Brasil é o país com o maior número de vídeos postados, estatística que se justifica pela grande quantidade festas.

Criticado por ser tornar um blog muito negativo, o DeadAct.com também está elogiando e flagrando lives de verdade, com vídeos onde é possível ver o artista compondo ou modificando sua música ao vivo. Algo bem diferente daqueles que aparentam estar apenas checando seus e-mails durante o live.


*Prince Albert é um piercing que fica na glande do pênis...

Nenhum comentário: